AEE

O atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais se caracteriza por ser uma ação do sistema de ensino no sentido de acolher a diversidade ao longo do processo educativo, constituindo-se num serviço disponibilizado pela escola para oferecer o suporte necessário às necessidades educacionais específicas dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento.

O atendimento educacional especializado constitui parte diversificada do currículo dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação, organizado institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns. Nesse sentido, o atendimento educacional especializado não pode ser confundido com atividades de mera repetição de conteúdos programáticos desenvolvidos na sala de aula, mas deve constituir um conjunto de procedimentos específicos mediadores do processo de apropriação e produção de conhecimentos.

domingo, 8 de junho de 2014

RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA ALUNOS COM TGD



PRIMEIRA ATIVIDADE
1. Título da atividade: Como estou hoje?
2. Público a que se destina: TEA em geral, todas as idades.
3. Local de utilização: Sala de AEE
4. Representação visual



5. Descrição da atividade: O aluno deverá demonstrar através de cartões como está se sentindo: irritado, alegre, triste, surpreso.
6. Intervenções o professor do AEE:  Estimular o aluno e os outros a entenderem como ele está se sentindo, já que para pessoas com TEA é mais difícil essa demonstração.


SEGUNDA ATIVIDADE
1. Título da atividade: História seriada; Sequência de fatos.
2. Público a que se destina: TEA em geral, todas as idades.
3. Local de utilização: Sala de AEE, sala de aula.
4. Representação visual



5. Descrição da atividade: O aluno deverá colocar os cartões na sequência correta dos fatos. Podemos também pedir que crie/conte uma história de acordo com a imagem mostrada. Podemos ainda ir contando a história para que ele coloque os cartões em sequência. O tipo de atividade que faremos com o mesmo recurso vai depender de como está o desenvolvimento do aluno.
6. Intervenções o professor do AEE:  Estimular o aluno a falar, contar histórias, organizar situações.

TERCEIRA ATIVIDADE
1. Título da atividade: Relacionar cores.
2. Público a que se destina: TEA em geral, todas as idades, principalmente os mais novos.
3. Local de utilização: Sala de AEE.
4. Representação visual


5. Descrição da atividade: O aluno deverá relacionar as cores das tampinhas com as cores pintadas na caixinha. Deverá colocar a tampa dentro do espaço da mesma cor.  
6. Intervenções o professor do AEE:  Incentivar o aluno a conhecer as cores; estimular também o uso da motricidade fina.

REFERÊNCIAS
http://claudiaduartecee.blogspot.com.br/
http://salamultiespecialdaandrea.blogspot.com.br/2012/10/modelos-de-atividades-escritas-para.html
Acesso em: 06.06.2014

Um comentário:

  1. Oi Michele!

    Considero todas as atividades muito interessantes também para serem trabalhadas nas turmas de Educação Infantil e nos iniciais do Ensino Fundamental. Quando realizamos as atividades na SRM é interessante também observamos como o aluno vivencia essa mesma atividade em um outro contexto.
    Obrigada pela dicas!
    Marisa

    ResponderExcluir