O professor de
AEE tem um papel importantíssimo, pois é o responsável por realizar a
suplementação, no caso dos alunos com altas habilidades e a complementação no
caso dos alunos com deficiência. O professor deverá perceber o potencial de
cada um, para isso é importante que sempre esteja estudando e que seja muito
observador, pois tem que conhecer cada aluno individualmente. Orientar as
famílias para o seu envolvimento e a sua participação no processo educacional e
informar à comunidade escolar acerca da legislação e normas educacionais
vigentes que asseguram a inclusão educacional, além de preparar material
específico, orientar a elaboração dos mesmos e indicar e orientar o uso de
equipamentos e materiais específicos e de outros recursos existentes na família
e na comunidade também são atribuições do professor de AEE. Para finalizar são ainda
de responsabilidade do professor de AEE: a definição
de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno com necessidades
educacionais especiais ao currículo e a sua interação no grupo. Salienta-se que o professor deverá participar das reuniões
pedagógicas, do planejamento, dos conselhos de classe, da elaboração do projeto
pedagógico, desenvolvendo ação conjunta com os professores das classes comuns e
demais profissionais da escola para a promoção da inclusão escolar, atuando de
forma colaborativa com os mesmos promovendo, assim, condições para que o aluno
participe de todas as atividades da escola.
O
estudo de caso é importante porque dá subsídios para a elaboração do plano de
atendimento. Não deverá abordar apenas a “queixa” da professora e o tipo de
deficiência do aluno, ou dados clínicos a seu respeito. Ele deverá conhecer e
descrever o contexto educacional ao qual está inserido o aluno, abordando suas
dificuldades, habilidades, desejos, preferências, entre outras questões relacionadas
ao seu cotidiano escolar. É com o estudo de caso que iremos ter o conhecimento
necessário para trabalhar com o aluno, pois é através dele que iremos conhecer,
analisar e clarificar o problema para em seguida ver o que será necessário
fazer para solucioná-lo.
Para
elaboração do plano de AEE o professor deve definir com clareza os objetivos a
serem alcançados no próprio AEE e na sala de aula. Além disso, ele estabelece o
período para o desenvolvimento do plano e os resultados esperados. Após a elaboração
do plano de AEE, o professor avalia se este é coerente com a solução proposta
para o problema, se é exequível na sua realidade e se os conhecimentos apreendidos
foram suficientes para a sua elaboração. Assim, o plano elaborado contribui de
forma efetiva para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos atendidos e o
professor deve, periodicamente, reavaliar o plano de AEE, verificando se ele
está surtindo os efeitos esperados e se precisa de ajustamentos.
O professor de AEE independente de qualquer Lei, diretriz ou regra que especifique sua função, ele deve ser como todo educador, um pesquisador, deve ter curiosidade, deve se arriscar, mas com bom senso. Ele deve estudar e aprimorar a sua prática e ser conhecedor da sua importância, fazendo valer o princípio básico de uma educação para todos, de qualidade, humanizadora e transformadora da realidade que nos cerca, evidenciando, acima de tudo, a sua legitimidade e validade no âmbito social e escolar de nossos alunos.
ResponderExcluirConcordo plenamente com você Michele quando diz que o professor do AEE deve está sempre estudando, pois realmente ele tem uma grande responsabilidade que é a de procurar as melhores estratégias para ajudar a seus alunos a romper suas barreiras e principalmente conhecer os direitos que cada um tem para que possa lutar e garantir que todos possam usufruir desses direitos. Também concordo que o plano seja sempre reavaliado e que o estudo de caso é a base para se fazer um bom plano.
ResponderExcluirUm forte abraço. Maria.