Destinada a atender
pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade
comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever. Recursos como as pranchas
de comunicação, construídas com simbologia gráfica, letras ou palavras escritas,
são utilizados para expressar suas questões, desejos, sentimentos, entendimentos.
A maneira de selecionar os objetos, fotos e ou
figuras dependerá da alteração motora apresentada. Neste sentido, há possibilidade
de o aluno manusear os recursos de comunicação indicando com a mão, com os
dedos ou mesmo pegando o recurso. Na impossibilidade motora, o aluno pode
indicar com o olhar, com a língua, piscar de olhos ou ainda, com ajuda de outra
pessoa, que pode realizar a varredura de linhas e colunas até encontrar o
estímulo pretendido pelo aluno, que pode se manifestar, por exemplo, por meio de um sorriso ou
piscar de olhos.
Descrição de imagem: Visualiza-se uma prancha de comunicação com
dezoito símbolos gráficos PCS cujas mensagens servirão para escolher alimentos
e bebidas. Os símbolos CS estão organizados por cores nas categorias social
(oi, podes ajudar?, obrigada); pessoas (eu, você, nós); verbos (quero, comer,
beber); substantivos (bolo, sorvete, fruta, leite, suco de maçã e suco de
laranja) e adjetivos (quente, frio e gostoso).
Um dos sistemas
simbólicos mais utilizados em todo o mundo é o PCS - Picture Communication Symbols, criado em 1980 pela fonoaudióloga estadunidense Roxanna
Mayer Johnson. No Brasil o PCS foi traduzido como Símbolos de Comunicação Pictórica. O sistema PCS
possui como características: desenhos simples e claros, fácil reconhecimento,
adequados para usuários de qualquer idade, facilmente combináveis com outras
figuras e fotos para a criação de recursos de comunicação individualizados. São
extremamente úteis para criação de atividades educacionais. O sistema de
símbolos PCS está disponível no Brasil por meio do software Boardmaker.
Fonte: www.assistiva.com.br
As pranchas de comunicação são muito boas para trabalhar a comunicação para alunos que apresentam dificuldades de se comunicar e podem ser personalizadas, ou seja ter a cara do aluno.
ResponderExcluirMichele, gostei muito dessa prancha indicada por você. Ela parece ser, de fato, um grande facilitador para que o aluno consiga estabelecer a comunicação.
ResponderExcluirA comunicação Aumentativa e Alternativa com o uso dos PCS, são ferramentas de grande valia para elaborar um sistema de comunicação efetiva que possibilite aos nossos alunos a superarem as barreiras que impedem a função de entendimento e, consequentemente de aprendizagem e, até mesmo de inclusão, quando não aplicados ou inseridos nas habilidades de pessoas com impedimentos da fala e/ou escrita.
ResponderExcluir