AEE

O atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais se caracteriza por ser uma ação do sistema de ensino no sentido de acolher a diversidade ao longo do processo educativo, constituindo-se num serviço disponibilizado pela escola para oferecer o suporte necessário às necessidades educacionais específicas dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento.

O atendimento educacional especializado constitui parte diversificada do currículo dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação, organizado institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns. Nesse sentido, o atendimento educacional especializado não pode ser confundido com atividades de mera repetição de conteúdos programáticos desenvolvidos na sala de aula, mas deve constituir um conjunto de procedimentos específicos mediadores do processo de apropriação e produção de conhecimentos.

sábado, 7 de setembro de 2013

CAA - Comunicação Aumentativa e Alternativa

Destinada a atender pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever. Recursos como as pranchas de comunicação, construídas com simbologia gráfica, letras ou palavras escritas, são utilizados para expressar suas questões, desejos, sentimentos, entendimentos. A maneira de selecionar os objetos, fotos e ou figuras dependerá da alteração motora apresentada. Neste sentido, há possibilidade de o aluno manusear os recursos de comunicação indicando com a mão, com os dedos ou mesmo pegando o recurso. Na impossibilidade motora, o aluno pode indicar com o olhar, com a língua, piscar de olhos ou ainda, com ajuda de outra pessoa, que pode realizar a varredura de linhas e colunas até encontrar o estímulo pretendido pelo aluno, que pode se manifestar, por exemplo, por meio de um sorriso ou piscar de olhos.


Descrição de imagem: Visualiza-se uma prancha de comunicação com dezoito símbolos gráficos PCS cujas mensagens servirão para escolher alimentos e bebidas. Os símbolos CS estão organizados por cores nas categorias social (oi, podes ajudar?, obrigada); pessoas (eu, você, nós); verbos (quero, comer, beber); substantivos (bolo, sorvete, fruta, leite, suco de maçã e suco de laranja) e adjetivos (quente, frio e gostoso).


Um dos sistemas simbólicos mais utilizados em todo o mundo é o PCS - Picture Communication Symbols, criado em 1980 pela fonoaudióloga estadunidense Roxanna Mayer Johnson. No Brasil o PCS foi traduzido como Símbolos de Comunicação Pictórica. O sistema PCS possui como características: desenhos simples e claros, fácil reconhecimento, adequados para usuários de qualquer idade, facilmente combináveis com outras figuras e fotos para a criação de recursos de comunicação individualizados. São extremamente úteis para criação de atividades educacionais. O sistema de símbolos PCS está disponível no Brasil por meio do software Boardmaker.

Fonte: www.assistiva.com.br

3 comentários:

  1. As pranchas de comunicação são muito boas para trabalhar a comunicação para alunos que apresentam dificuldades de se comunicar e podem ser personalizadas, ou seja ter a cara do aluno.

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  2. Michele, gostei muito dessa prancha indicada por você. Ela parece ser, de fato, um grande facilitador para que o aluno consiga estabelecer a comunicação.

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  3. A comunicação Aumentativa e Alternativa com o uso dos PCS, são ferramentas de grande valia para elaborar um sistema de comunicação efetiva que possibilite aos nossos alunos a superarem as barreiras que impedem a função de entendimento e, consequentemente de aprendizagem e, até mesmo de inclusão, quando não aplicados ou inseridos nas habilidades de pessoas com impedimentos da fala e/ou escrita.

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