A audiodescrição é
um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com
deficiência visual em eventos culturais, gravados ou ao vivo, como: peças de
teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas, desfiles e
espetáculos de dança; eventos turísticos, esportivos, pedagógicos e científicos
tais como aulas, seminários, congressos, palestras, feiras e outros, por meio
de informação sonora. É uma atividade de mediação linguística, uma modalidade
de tradução intersemiótica, que transforma o visual em verbal, abrindo
possibilidades maiores de acesso à cultura e à informação, contribuindo para a
inclusão cultural, social e escolar. Além das pessoas com deficiência visual, a
audiodescrição amplia também o entendimento de
pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos. (Lívia Maria Villela
de Mello Motta e Paulo Romeu Filho)
Abaixo segue o link com o vídeo VIDA MARIA com audiodescrição.
A atividade que faço é com os alunos da disciplina Educação Física para Pessoas com Deficiência. É uma minioficina de audiodescrição. Inicialmente coloco os alunos apenas para ouvirem a audiodescrição, após esse momento coloco o vídeo para que eles assistam e observem se a interpretação que eles fizeram foram boas, ou seja, se estava parecido com o que agora eles estavam vendo. Ao final fazemos um debate sobre o tema em questão. Peço para que eles tragam na aula seguinte uma imagem apenas, mas que tenha pessoas e ambiente para que eles façam a descrição para os colegas. Os colegas tentarão reproduzir a imagem através de desenho. Ao final da atividade, todos já fizeram a descrição para os colegas, então expomos os desenhos feitos ao lao da imagem trazida pelo colga e vemos o resultado. Será que alguém conseguiu interpretar a imagem como ela realmente era? Chegou próximo? Faz-se também um debate para discutirmos, principalmente, as maiores dificuldades. Na outra aula eles deverão produzir uma audiodescrição de um pequeno vídeo escolhido por eles. Busco mostrar a importância de saberem fazer a descrição para aqueles alunos que precisam e assim possam ser realmente incluídos na aula.
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